O POVO: cuidados na produção, impressão, expedição, distribuição e entrega do jornal impresso
Projeto Comprova, festival online de música, podcast, cartilha prática, newsletter temática e home office estão entre as medidas do Grupo
A fim de dar mais segurança aos colaboradores e assinantes, O POVO vem adotando uma série de medidas, durante a pandemia do novo coronavírus.
O POVO consultou especialistas e parceiros de mídia para adotar os protocolos mais seguros e modernos utilizados no mundo todo. O POVO integra a Associação Nacional de Jornais (ANJ), principal fórum de discussão de medidas desta natureza, e também faz parte da Rede Nordeste, que permite a troca de experiências.
Referências internacionais – de acordo com as pesquisas da International News Media Association (INMA), todas as evidências científicas sugerem que superfícies de papel porosas, nas quais estão inclusas o papel de jornal, estão protegidas contra o coronavírus. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “é baixa a possibilidade de uma pessoa ser contaminada pelo vírus que causa covid-19 de uma caixa que foi movimentada, transportada e exposta a diferentes condições e temperaturas”, como é o caso das pilhas de jornal impresso.
Reforço das diretrizes de higienização de ambientes – foram adotados novos protocolos para os veículos de transporte e entrega, assim como a área de expedição que funciona em ambiente com bastante ventilação. Foi intensificada a limpeza de todas as superfícies com álcool 70% e solução detergente específica.
Cuidado com as pessoas – a principal medida é, sem dúvida, reduzir o contato humano na produção do O POVO em sua versão impressa. A prioridade é aumentar os processos automatizados e semi automatizados. Todos que manuseiam exemplares do O POVO, em todas as etapas do processo, estão orientados a limpar as mãos com frequência durante o trabalho. Seja fazendo uso de luvas ou álcool em gel, os colaboradores redobraram os cuidados com a higiene durante o manejo do jornal.
O POVO está, permanentemente, atualizando procedimentos e alinhando todos da Redação para que a informação seja transmitida em segurança e estejam todos em constante interação. Algo, até então, inédito nesses 92 anos de existência do O POVO.
Abaixo, outras medidas tomadas:
– Atendimento ao leitorO atendimento ao leitor está disponível apenas nas plataformas digitais: opovo.com.br/falecomagente
– O POVO no projeto ComprovaO Projeto Comprova iniciou especial sobre o novo coronavírus, causador da covid-19. O POVO integra o time composto por 24 veículos de comunicação que agora se dedicam a monitorar redes sociais e aplicativos de mensagens em busca de informações duvidosas sobre o vírus e a doença. Além de reforçar a capacidade de verificação dos conteúdos já desenvolvida por diversas iniciativas no Brasil e no mundo, o objetivo da iniciativa é expandir a disseminação das informações verdadeiras. Além de veículos impressos, participam da iniciativa veículos radiofônicos, televisivos e digitais de grande alcance. No O POVO, os verificadores são os jornalistas Carlos Mazza e Flávia Oliveira. É possível enviar ao projeto sugestões de conteúdos duvidosos e que podem ser verificados. No site, há o canal “Pergunte ao Comprova”, e os boatos também podem ser enviados por WhatsApp (11 97795 0022). Para acompanhar as verificações que serão produzidas, basta acessar o site do projeto e as redes sociais (Twitter e Facebook). Os 24 veículos membros da coalizão também replicarão as verificações em seus canais. O expediente especial sobre o novo coronavírus conta com patrocínio de Google News Initiative (GNI), Facebook Journalism Project, First Draft News e WhatsApp e apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
– Abertura dos conteúdos
O POVO liberou o acesso de não assinantes a seus conteúdos exclusivos sobre o novo coronavírus. A iniciativa de liberar a todo o público matérias que seriam destinadas apenas aos assinantes é uma forma de disseminar ao máximo informações que possam contribuir para a prevenção da pandemia.
– Festival online de música
Com mais de 20 atrações cearenses, O POVO, em parceria com a VC Eventos, promove, entre os dias 28 e 30 de março, um festival de música gratuito e online durante a quarentena resultante da pandemia do novo coronavírus. Os shows serão transmitidos nas redes sociais dos artistas, com programação especial também as redes sociais do O POVO. Com artistas como Waldonys, Sargento Pimenta, Giselle Café e Aparecida Silvino, o evento ocorrerá durante três dias. Os shows começam sempre às 18 horas de cada dia e seguem até às 21h30min.
– 2ª temporada do podcast Recorte
Estreou a segunda temporada do podcast Recorte para ampliar a cobertura durante a pandemia do novo coronavírus. O produto está disponível nas principais plataformas sonoras, como Spotify, Deezer, Spreaker e Apple Podcasts. O material será publicado de segunda a sexta-feira, com participação de repórteres da Casa, para traçar panorama sobre a Covid-19 e trazer os bastidores da notícia.
– Cartilha prática para download
O POVO preparou uma cartilha com dicas simples e rápidas sobre como se proteger da Covid-19. O leitor pode baixar o arquivo em pfd , ter o guia em seu celular e compartilhar com parentes e amigos.
– Newsletter
Além do envio de notícias selecionadas para esportes, opinião e notícias em geral, O POVO passa a enviar, todos os dias, um boletim informativo exclusivo sobre notícias acerca do coronavírus. É possível assinar a newsletter ao acessar opovo.com.br
– Vídeos explicativos
Os canais do O POVO nas redes sociais estão informando, por meio de vídeos, posts e destaques, formas de prevenir o vírus, assim como lidar no dia a dia para evitar a proliferação da doença.
– Envio de notícias por WhatsApp
Os leitores recebem, por meio do WhatsApp, notícias relacionadas ao novo coronavírus.
– Vida&Arte
Em respeito às orientações sobre a importância da população permanecer em casa e evitar aglomerações, o caderno de cultura Vida & Arte deixa de publicar a agenda cultural da Cidade, temporariamente. Todo o caderno está programado para opções para serem feitas em casa, com dicas de literatura, filmes, séries e cursos.
– POP
Fortalecendo o conteúdo de prevenção contra o coronavírus, o caderno POP foca em pautas sobre imóveis, veículos e empregos voltadas para estratégias de enfrentamento do atual momento e os conteúdos de entretenimento estimulam o consumo por e-commerce e dentro de casa. Junto aos classificados O POVO, agora, em tamanho standart.
– Conexão Nordeste Coronavírus
Como parte das ações da Rede Nordeste, que reúne O POVO (CE), Jornal do Commercio (PE) e Correio (BA), os jornalistas dos três veículos apresentam no Facebook, o Conexão Nordeste, programa ao vivo com os três veículos da região. Com um formato interativo, o programa dura em média 30 minutos e é apresentados por jornalistas. Na edição da última quarta-feira, 18, as pautas serão em torno do coronavírus. O Conexão Nordeste faz parte da Rede Nordeste, formato que existe desde 2018 e visa o compartilhamento de informações e conteúdos entre os grupos de comunicação. Com a integração, é possível que os leitores tenham acesso a matérias apuradas sobre os estados vizinhos. Os veículos repercutem os assuntos em uma perspectiva regional.
Foto: Tatiana Fortes