Paratleta cearense é convocada pela Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas para disputar 1º campeonato Mundial no Egito

Paratleta cearense é convocada pela Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas para disputar 1º campeonato Mundial no Egito

A paratleta cearense, Shirlei Cátia (32), sempre teve o sonho de participar de um campeonato pela seleção brasileira. Este dia chegou, a atleta foi convocada a integrar a Seleção Brasileira Mista de Handebol em Cadeira de Rodas For-a-Side (HCR4), para participar do 1º Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas da Federação Internacional de Handebol (IHF), que será realizado no Cairo (Egito), de 22 a 25 de setembro.

A competição recebe seis equipes que representam quatro continentes e confederações – Ásia, África, Europa e América do Sul e Central. Duas equipes europeias, Holanda e Eslovênia, duas equipes da América do Sul e Central, Brasil e Chile, e uma da Ásia (Índia) e África (Egito) se alinharão no evento. Disputada com equipes mistas, o que significa que cada equipe precisará de pelo menos duas jogadoras no elenco, com uma jogadora em quadra a cada momento, sendo a cearense uma das jogadoras convocadas para integrar a seleção brasileira.

Para a paratleta é um grande sonho que vai ser concretizado, mesmo com todas as adversidades que já enfrentou. Ela encontrou apoio, suporte institucional, educacional e financeiro no Instituto Compartilha, local em que trabalha, e de onde vem seu principal apoio.

A instituição em parceria com a ADESUL, instituição que promove inclusão desportiva e social do deficiente, desenvolve o projeto “Paratleta Trabalhador” de incentivo, apoio e inserção de paratletas no mercado de trabalho.

Para Shirlei, todo apoio que recebe do Instituto Compartilha tem sido fundamental para que ela possa continuar treinando e competindo sem precisar deixar de trabalhar.

“O Instituto Compartilha é um grande parceiro no apoio e incentivo ao esporte. Sem esse apoio e suporte, talvez hoje eu não teria tido a oportunidade de ser convocada para o Mundial com a Seleção Brasileira porque eu não teria condições de seguir com os treinamentos e participar das competições nacionais”, afirma Shirlei Cátia.

A paratleta viaja neste sábado (17) com a Seleção Brasileira  Seleção Brasileira Mista de Handebol em Cadeira de Rodas For-a-Side (HCR4), rumo ao Cairo (Egito) onde acontece o mundial.

Suyane Costa