Parceria entre Prefeitura de Fortaleza e startup oferece mil bolsas de estudo em tecnologia para iniciantes
O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no mundo, só no Brasil devem ser geradas mais 670 mil vagas entre 2022 e 2025, segundo levantamento da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais). Cada vez mais profissionais estão migrando para o setor ou iniciando suas carreiras em tecnologia para aproveitar as oportunidades que irão surgir.
Como forma de formar a próxima geração de talentos em tecnologia, a Prefeitura de Fortaleza por meio do CITINOVA e a startup DIO se uniram para ofertar bolsas de estudos em cursos na área de tecnologia. A parceria está oferecendo a formação intensiva “Primeiros Passos em Tecnologia”, que possibilita os estudantes a aprenderem a programar páginas de internet, desenvolver websites, criar um currículo profissional e se preparar para uma entrevista de emprego na área de tecnologia.
A formação é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo link até dia 31/12.
Dentro do conteúdo programático do curso será possível aprender sobre a lógica de programação, pensamento computacional e diversos temas iniciais da área por meio de cursos, desafios de projetos e de códigos práticos. Ao finalizar toda a jornada educacional, o estudante será certificado e poderá receber oportunidades de contratação por meio da plataforma DIO.
Para Victor Haruo, Head of Community & Ecosystem da DIO, a doação dessas bolsas gratuitas de cursos de tecnologia faz parte do DNA da startup. “Temos como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais, acelerando a formação de talentos digitais no país inteiro, resultando em um maior desenvolvimento econômico e tendo o potencial de mudar a vida de milhares de jovens profissionais que buscam capacitação para entrar em um dos mercados que mais crescem no mundo.”, comenta.
A coordenadora do Juventude Digital, Ianna Brandão, explica que o programa precisa estar conectado com as demandas das empresas e do setor de tecnologia. “E para oferecer cursos de formação e atualização que supram essas demandas, parcerias como essa, com a DIO, são essenciais”.
Sobre a DIO
Fundada em 2018, a DIO é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 1 milhão de profissionais de tecnologia, 2.000 instituições de ensino, 2.000 embaixadores, 500 experts e mais de 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais