PECNORDESTE apresenta soluções voltadas à bovinocultura de leite e de corte

PECNORDESTE apresenta soluções voltadas à bovinocultura de leite e de corte

No terceiro dia de programação, o superintendente do Banco do Brasil no Ceará apresentou as linhas de crédito da instituição para o agronegócio

No terceiro dia da XXIV edição do PECNORDESTE (16/09), o destaque foi a bovinocultura de leite e de corte. A programação incluiu palestras sobre reprodução e nutrição do gado bovino, uso de óleos vegetais em dietas de vacas leiteiras, estratégias de suplementação de gado ao pasto, manejo de pastagens, dentre outros assuntos. Além da bovinocultura, o evento também contemplou os setores produtivos da fruticultura, aquicultura e pesca, e floricultura.

Em sua apresentação, o engenheiro Esdras Braga de Oliveira tratou da produção de reserva alimentar animal e destacou o potencial do semiárido nordestino para produção de alimentos e criação de gado. “Nós temos o semiárido mais rico do mundo, o mais habitado do mundo. A gente tem alternativas e conhecimentos fantásticos, então, precisamos colocar isso em prática, porque o nosso sucesso é garantido”.

Para Oliveira, como forma de contornar as oscilações de preços das commodities, é preciso buscar alternativas locais para alimentar o gado. “A gente não tem como depender de milho e soja, porque, assim, o pequeno produtor vai sair do mercado. Nós não podemos criar da mesma forma que é feita em Mato Grosso ou no Sul. Nós temos mais vantagens do que eles, em termos climáticos, o que nos falta é uma estratégia para armazenar esses alimentos com um custo mais baixo”, afirma.

O zootecnia Waldonys Pinheiro, supervisor técnico e comercial da De Heus – Nordeste, abordou aspectos relacionados à nutrição do gado de corte e leiteiro, como tipos de suplementação alimentar, e estratégias voltadas para o aumento da produção de arroba por hectare. Já o médico veterinário Michael Nogueira de Medeiros realizou palestra sobre reprodução bovina assistida.

As apresentações do PECNORDESTE foram transmitidas ao vivo pelo Youtube, disponíveis no link https://www.youtube.com/watch?v=dGnV9McwvX0

Linhas de crédito

No período da tarde, o superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Kamillo Tononi, apresentou as linhas de crédito da instituição para o agronegócio, o Crédito Rural BB. “O Banco do Brasil, como principal parceiro do agronegócio no País, vem batendo recordes safra após safra, com linhas de crédito disponíveis para atender os produtores quanto ao custeio, comercialização, financiamento de investimentos em assistência técnica focada na melhoria da produtividade”, disse o executivo.

O Banco do Brasil também oferece linhas de capital de giro para os produtores rurais e seguros rurais. “Temos uma gama de produtos que podem ajudar os produtores neste momento de pandemia”, destacou Kamillo. O superintendente apresentou ainda a plataforma Broto (www.broto.com.br) que oferece um marketplace completo para os produtores rurais. “É uma plataforma completa para apoiar os nossos produtores rurais, por meio da qual eles poderão vender seus produtos e comprar insumos”.

Sobre o evento

Considerado o maior evento técnico-científico da agropecuária nordestina, o PECNORDESTE busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor através da abordagem de temáticas relevantes para o agronegócio e que impactam o dia a dia do produtor. Mais de 40 atividades fazem parte da programação técnica do evento, que engloba a participação de vários segmentos do agronegócio.

O retorno ao calendário de eventos do Estado, a XXIV edição do PECNORDESTE acontece pela primeira vez de forma online e totalmente gratuita para os participantes por meio de plataformas de streaming. O evento acontece de 14 a 17 de setembro com uma programação técnico-científica nas áreas de apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e nos segmentos da fruticultura, cajucultura, floricultura e da agroindústria. 

Suyane Costa