PECNORDESTE destaca participação das mulheres no segmento da avicultura

PECNORDESTE destaca participação das mulheres no segmento da avicultura

Maior evento técnico-científico da agropecuária nordestina abordou aspectos relacionados à produção de ovos e aves e técnicas de manejo

O segundo dia de palestras da XXIV edição do PECNORDESTE destacou a participação das mulheres no segmento da avicultura, e contou com palestras sobre sistemas para produção de ovos, criação de frangos, instalação e manejo de aviários, uso de certificações para agregar valor aos produtos, dentre outros temas.

Durante a palestra “Elas na Avicultura. Como empreender na atividade: planejamento, conhecimento básico e assistência técnica”, a engenheira agrônoma Juliana Aparecida Pereira, da JP Consultoria Agrícola, reforçou a importância das mulheres no setor.  “É um prazer estar participando do evento, principalmente em um painel que chama ‘elas na avicultura’, o que mostra toda a força da mulher na agropecuária. É uma imensa satisfação”, disse.

Em sua participação, a engenheira agrônoma falou sobre o uso de certificações como forma de agregar valor ao produto final, sobre os requisitos legais para produção de ovos caipiras e requisitos para obtenção das certificações em conformidade com as normas técnicas da ABNT. “A certificação traz uma padronização do seu processo produtivo e acaba sendo um diferencial de mercado”, disse Pereira.

Já a empreendedora Sabryna Bueno, da empresa Galinha Caipira da Roça, contou sua trajetória no agronegócio. Após nove anos trabalhando na cidade, como analista comercial, Bueno partiu para o campo em busca de realizar o sonho de empreender. “No começo tivemos muitos desafios com o manejo correto das aves, nutrição, mas com o tempo fomos aprendendo, fizemos melhoramento genético dos animais para diferenciar o nosso produto e aumentamos a produtividade de ovos e carne”. O painel também contou com as participações da zootecnista Michele de Oliveira Mendonça, e da médica veterinária Nayana Borges.

A programação técnico-científica de capacitação do PECNORDESTE envolve as áreas de apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e os segmentos da fruticultura, cajucultura, floricultura e da agroindústria. A edição deste ano é realizada em formato online.

Sobre o evento

Considerado o maior evento técnico-científico da agropecuária nordestina, o PECNORDESTE busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor através da abordagem de temáticas relevantes para o agronegócio e que impactam o dia a dia do produtor. Mais de 40 atividades fazem parte da programação técnica do evento, que engloba a participação de vários segmentos do agronegócio.

O retorno ao calendário de eventos do Estado, a XXIV edição do PECNORDESTE acontece pela primeira vez de forma online e totalmente gratuita para os participantes por meio de plataformas de streaming. O evento acontece de 14 a 17 de setembro com uma programação técnico-científica nas áreas de apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e nos segmentos da fruticultura, cajucultura, floricultura e da agroindústria. 

O Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE e pelos Sindicatos Rurais, com patrocínio das Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Suyane Costa