Pinacoteca do Ceará passa a abrir às quartas e lança Yoga ao Pôr do Sol 

Pinacoteca do Ceará passa a abrir às quartas e lança Yoga ao Pôr do Sol 

Neste mês de agosto, o museu amplia seus dias de funcionamento e leva a prática do yoga para o pátio do equipamento

A partir deste mês de agosto, a Pinacoteca do Ceará abre mais um dia na semana, às quartas-feiras, e convida o público para uma programação especial: a prática do yoga no museu, além de exposições e atividades formativas para todos os públicos. O equipamento integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. 

Além de abrir para as visitas agendadas de grupos escolares e instituições diversas, como já acontecia às quartas, agora o museu receberá o público em cinco dias na semana para as exposições que estão em cartaz nos quatro pavilhões da Pinacoteca do Ceará e participar das atividades da programação, que passa a ser divulgada às segundas-feiras. E, com o intuito de promover vida saudável e bem-estar, a atividade Yoga ao Pôr do Sol, será realizada de 17h30 às 18h30, no Pátio da Pinacoteca do Ceará. As aulas são gratuitas e abordam diferentes métodos de yoga e meditação.

Basta colocar uma roupa confortável e chegar para aproveitar a atividade, voltada para todas as idades. São até 30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada. Neste mês de agosto, a programação inicia com a prática de meditação Sahaja Yoga, conduzida por Ceci Shiki e Gracy Furtado.

Sobre a técnica e as professoras
A Sahaja Yoga é um método de meditação fundado por Shri Mataji Nirmala Devi na década de 1970, para a “Realização do Si”, o despertar da energia interior criadora. Este método atua no sistema sutil, integrando as atividades físicas, emocionais, mentais e espirituais. Tem como principal foco alcançar a consciência sem pensamentos, gerando equilíbrio e fortalecendo a atenção, visando o bem-estar e o autoconhecimento.

Durante o primeiro mês da atividade, a prática meditativa será conduzida por Gracy Furtado e Ceci Shiki. Gracy está há mais de vinte anos na Sahaja e já participou de diversos seminários pelo Brasil. Já Ceci pratica a meditação Sahaja há nove anos e, em 2018, iniciou seu aprofundamento com os programas públicos de meditação.

Exposições em cartaz 
Às quartas-feiras, o público também poderá aproveitar para visitar as exposições em cartaz no museu. Atualmente, são duas de longa duração, uma de média e outra de curta duração, além da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará. Em exibição desde dezembro de 2023, integrando a Mostra Bonito pra Chover, “No lápis da vida não tem borracha”, de Aldemir Martins, e “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, celebram os centenários de nascimento dos artistas cearenses. 

Em cartaz até 6 de outubro, a exposição interativa “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” traz trabalhos de artistas nacionais e internacionais discutindo arte, ciência e tecnologia. Já “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, em homenagem à fotógrafa suíça naturalizada brasileira que é um dos maiores nomes da arte contemporânea, continua aberta à visitação até 29 de dezembro de 2024. 

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover  o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.  

SERVIÇO 
Yoga ao pôr do sol
Dias 07, 14, 21 e 28/08

Meditação Sahaja Yoga, com Gracy Furtado
17h30 às 18h30 
Pátio da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

Exposições em cartaz: 
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

> Todas as atividades são gratuitas. 
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *