Ponte Aérea Cultural Ceará concorre ao prêmio “Melhores #CulturaEmCasa” de São Paulo
Parceria entre as secretarias de Cultura do Estado de São Paulo e do Estado do Ceará concorre ao prêmio criado pela plataforma #CulturaEmCasa; a votação já está aberta
Para incentivar a produção cultural online ou híbrida, mesmo após o retorno dos eventos presenciais, a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, promove a partir deste ano a premiação “Melhores #CulturaEmCasa”. Serão selecionados trabalhos em oito categorias – Teatro, Cinema, Música, Dança, Novidades, JuntosPelaCultura, Originais e Parcerias – com voto de júri interno e júri popular. Cada categoria terá cinco indicados, entre os quais três serão premiados.
O Estado do Ceará estará representado com o projeto Ponte Aérea Cultural Ceará na categoria ‘Novidades’. A votação já está aberta e pode ser acessada pela plataforma www.culturaemcasa.com.br.
A premiação será apresentada em um grande show ao vivo, no fim de 2022, no Teatro Sérgio Cardoso. “A ideia é incentivar a produção online ou híbrida dos setores culturais, mesmo depois da volta dos eventos presenciais, e prestigiar artistas e conteúdos, tão fundamentais para nossa história na plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
Desde que foi lançada, abril de 2020, a plataforma #CulturaEmCasa já alcançou mais de 7,5 milhões de visualizações, e foi vista em 4,4 mil cidades de 166 países, além de disponibilizar 4,6 mil conteúdos culturais. Para acompanhar a programação, acesse a plataforma (www.culturaemcasa.com.br) ou o aplicativo da #CulturaEmCasa disponível na Apple Store e Google Play. #CulturaEmCasa conta com atrações ligadas ao teatro, cinema, música, dança, ópera, museus, literatura, circo, humor, infantil, cultura popular e gastronomia.
Ponte Aérea Cultural Ceará
Mais que uma Ponte Aérea, a ação é uma ocupação da plataforma #CulturaEmCasa, com a apresentação de vários programas do estado cearense. Na programação, a série Em Cartaz #CulturaEmCasa transmite semanalmente espetáculos teatrais por meio dos programas “Curta Mais Teatro” e “Cena São Luiz”. Os programas acontecem no palco do Cineteatro São Luiz e traduzem a linguagem do teatro para o audiovisual, com novos experimentos, interpretações, adaptações e possibilidades.
A série documental “Nós no Batente”, do hub cultural cearense Porto Dragão, é um convite para conhecer quem vive da arte cearense. A #CulturaEmCasa Musical proporciona a experiência sonora “Dentro do Som”, em que o público, a partir de uma nova perspectiva, desfruta o espetáculo no palco do Cineteatro São Luiz. A série Cine #CulturaEmCasa exibe filmes cearenses de curta, média e longa-metragens selecionados pelo Cineteatro São Luiz para a Semana do Audiovisual Cearense. Jam Session #CulturaEmCasa apresenta “Porto Dragão Sessions”, um programa de oito episódios que retrata recortes da cena musical cearense por meio de 15 artistas da capital e do interior. Em “Zona de Criação” são oferecidas oportunidades que servem de inspiração para várias linguagens e estilos artísticos, entre música, teatro, dança e performance.
#CulturaEmCasa
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.
Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactam mais de 30 milhões de pessoas.