Publicidade cearense em destaque nacional e internacionalmente
O talento e criatividade da publicidade com assinatura cearense tem sido reconhecido nacional e internacionalmente em premiações do setor e vem levando consigo a boa imagem de marcas locais e regionais. Uma das agências de publicidade mais tradicionais do Ceará, a Acesso Comunicação está em festa. A agência conquistou na última quarta-feira (14), o Ouro no Prêmio Lusófonos, festival internacional de criatividade sediado em Portugal e também o único mundialmente dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.
A Acesso foi agraciada com o lugar mais alto do pódio pela campanha desenvolvida para os 45 anos da tradicional marca caririense Cajuína São Geraldo. “É um orgulho para nós representar tão bem o Brasil lá fora. Ainda mais sendo reconhecido com um Ouro para um produto que é tão a nossa cara, como a Cajuína São Geraldo.”, comenta o publicitário Rodne Torres, Sócio e Diretor de Criação da Acesso Comunicação.
A empresa ainda teve duas campanhas finalistas (shortlists), uma desenvolvida para a Unimed Fortaleza e outra para a Unimed Teresina, sendo essa a primeira premiação internacional da cooperativa de saúde piauiense. “Colocar criatividade em um serviço que oferece saúde é um desafio ainda maior. E ser reconhecido em um prêmio de criatividade internacional só reforça que sempre vale a pena fugir do óbvio”, ressalta Marcel Barros, redator da agência.
Para coroar o mês de celebrações, a Acesso já havia conquistado no início de dezembro três categorias do Brasil Design Awards (BDA 2022), considerada a maior premiação de design do Brasil e entregue pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design. A empresa foi vencedora nas categorias Design Gráfico, Cartazes e Material Promocional para Ponto de Venda também pela campanha desenvolvida pelos 45 anos da Cajuína São Geraldo. Com o título “O Sabor da Nossa História”, a campanha destaca ao longo das peças o forte vínculo afetivo do refrigerante de caju São Geraldo com seu público e as fortes conexões emocionais com a cultura nordestina.
“Sermos ganhadores de um prêmio com a relevância do BDA é muito importante para a Acesso, porque atesta o talento criativo de todos os nossos profissionais e reforça o quanto o planejamento profundo nos ajuda a ser assertivos na criação. Mas credito como mais importante o fato de se colocar os holofotes no mercado local cearense, uma vez que fomos premiados com trabalhos desenvolvidos para uma marca absolutamente regional, que nasceu em Juazeiro do Norte, ganhou o Ceará, entrou em Pernambuco e continua na sua trajetória de crescimento. Isso demonstra o profissionalismo da publicidade feita no Ceará e a evolução das marcas locais”, celebra Matheus de Sena, coordenador de criação da Acesso.
Relação entre a Publicidade e a Economia do País
Longe de ser apenas uma forma de ressaltar o valor das marcas e ajudar a aumentar a receita de empresas, a Publicidade tem papel importante para impactar a economia dos países ao fomentar a competitividade e estimular o consumo. Estudo feito pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) mostra que cada R$ 1 investido em publicidade gerou outros R$ 8,54 para a economia brasileira. Estima-se que 1% de crescimento no investimento publicitário está associado a um crescimento de 0,06% no PIB per capita. No Brasil, somente em 2020 foram investidos R$ 49 bilhões na compra de espaços publicitários nos principais veículos de comunicação, o que foi acompanhado de um aumento no PIB brasileiro naquele ano de R$ 418,8 bilhões.
Além disso, a publicidade gera e sustenta muitos empregos em diversos segmentos. Conforme dados do Ministério da Economia, em 2019, o setor empregou 435 mil pessoas direta e indiretamente.