Sindipostos elenca dicas para fazer a manutenção do carro durante as férias

Sindipostos elenca dicas para fazer a manutenção do carro durante as férias

Deve-se estar atento principalmente à correia dentada, pneus e filtros

Com a chegada do mês de janeiro e o período de férias, muitas pessoas optam por viajar para curtir o mês, grande parte fazendo deslocamentos de carro. Entretanto, nem sempre a manutenção do carro é feita corretamente, o que pode gerar riscos e despesas indesejadas. Existem muitos detalhes que precisam ser observados para uma revisão completa e efetiva, evitando assim problemas em grandes percursos.

Pensando nisso, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) elencou algumas dicas para que os motoristas consigam fazer uma manutenção adequada, proporcionando uma viagem tranquila com família ou amigos.

Correia dentada

A correia pode parecer um detalhe, mas deve-se tomar cuidado para ela não romper e gerar danos ao motor. Isso pode acarretar no empenamento das válvulas e em furos nos pistões, portanto, é preciso conferi-las sempre.

“A substituição da correia depende de cada modelo de carro. Alguns automóveis precisam da troca com 30 mil km rodados, já outros com 50 mil km”, pontua Paulo Sérgio Pereira, vice-presidente do Sindipostos.

Pneus

A cada 15 dias pneus com mais de 1,6 mm de sulco – o mínimo permitido no Brasil – precisam ser calibrados. Deve-se estar atento principalmente ao símbolo de um triângulo ou das letras TWI, presentes nos pneus. Quando eles passam a ficar visíveis, significa que o pneu já está desgastado e por isso deve ser trocado.

Além da calibragem a cada 15 dias, deve-se fazer a manutenção a cada 10km percorridos, garantindo a segurança para o motorista e os passageiros.

Bateria

Cuidado com a bateria nunca é demais. É importante se certificar de que os cabos estão limpos e presos corretamente. Caso precise deixar o automóvel parado por bastante tempo, deve-se desligar o polo negativo a fim de não descarregar a bateria.

Filtros

Existem três tipos de filtro: os de combustível, os de ar e os de óleo, devendo sempre serem trocados de acordo com a recomendação do fabricante no manual.“Os filtros de ar possuem uma recomendação a mais, devendo ter a limpeza feita com ar comprimido. Além da troca feita no período de quilometragem percorrida, ele deve ser trocado quando o motor não estiver recebendo uma boa vazão de ar”, finaliza Paulo Sérgio Pereira.

Suyane Costa