Sobrado Dr. José Lourenço reabre ao público neste sábado (28/08) com lançamento de exposição “Rarefeito”
Com 14 artistas visuais cearenses, abertura da exposição “Rarefeito” ocorre neste sábado às 10h30 com curadoria de Waléria Américo
O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, reabre, de forma segura e gradual, suas portas no centro da cidade para receber o público nos corredores afetuosos do casarão. Com “Rarefeito”, que conta com curadoria de Waléria Américo, o Sobrado recebe a população neste sábado, dia 28 de agosto, para o lançamento da exposição de 10h30 às 13h. A atividade segue todos os protocolos de segurança contra a Covid 19 e terá obrigatoriedade do uso de máscara e rotatividade de até 12 pessoas por andar, a fim de garantir o distanciamento seguro.
“Rarefeito é um encontro de mulheres que atravessam a arte e inspira o perceber da imagem amorosa do caminho”, compartilha a curadora Waléria Américo. “Estamos muito felizes em reabrir as portas do Sobrado e iniciar nossa programação cultural com o projeto Farol das Artes com esta exposição, onde a reconfiguração do campo simbólico do feminino atravessará as múltiplas ações artísticas”, comenta Germana Vitoriano, diretora do Sobrado.
Antes da abertura oficial ao público, acontecerá uma breve cerimônia para artistas com falas institucionais e a apresentação de performances de Sy Gomes e Thaís de Campos espalhadas entre as salas do Sobrado. O momento restrito ao público poderá ser acompanhado ao vivo às 10h pelo instagram @sobrado154 e, na sequência, o espaço cultural abre suas portas a todas e todos.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
“Rarefeito” pensa a imagem de mulheres artistas pela sua produção e presença nas artes visuais. Revela a multiplicidades de olhares que extrapolam a fronteira do cearense ou o sentido da palavra feminino. Desenha no horizonte gesto para mundos vivos, respiráveis e seguros em meio a todas as lutas. A imagem fixa, em movimento e sonora, prisma o tempo presente, reflete a memória do corpo e o território político que somos.
A exposição conta com a produção de 14 artistas mulheres cearenses que falam de história, memória e presença feminina na arte em suas peças. São elas Adriana Botelho, Cinira D´Alva, Delfina Rocha, Inês Roland, Letícia Parente, Maria Macedo, Marina de Botas, Naiana Magalhães, Simone Barreto, Sy Gomes, Terroristas Del Amor (Dhiovana Barroso e Marissa Noana), Tetê de Alencar e Thaís de Campos.
O público poderá conferir a programação artística seguindo os protocolos de segurança de 28 de agosto até 16 de outubro, sempre de terça à sexta de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e aos sábados de 9h às 13h (acesso até às 12h30).
SERVIÇO
Lançamento da exposição “Rarefeito”
28 de agosto, sábado, 10h30 às 13h
Sobrado Dr. José Lourenço: Rua Major Facundo, 154, Centro – Fortaleza (CE)
Gratuita e aberta ao público
Uso obrigatório de máscara e protocolos de saúde
Instagram @sobrado154
Visitação à exposição “Rarefeito” após o lançamento
28 de agosto a 16 de outubro
De terça a sexta de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até às 12h30)