Soledad lança clipe de teor político e inspirado na cultura nordestina

Soledad lança clipe de teor político e inspirado na cultura nordestina

2013 aposta na arte e na beleza para refletir sobre os últimos acontecimentos do País

Artista cearense radicada atualmente em São Paulo, Soledad lança, em suas principais plataformas digitais, o clipe de “2013”. A música, composta por Jonas Sá, Negro Leo e Santiago Botero Rodriguez, faz parte do seu segundo disco, “Revoada”, lançado pela Índigo Azul (SP) em 2019. Trata-se de um recorte temporal emblemático na história do País e em sua própria vida, uma vez que esse foi o ano em que uma série de acontecimentos culminou numa tragédia. Assim, tanto a música quanto o vídeo, que contou com a direção de Julia Moraes, busca pensar em respostas e soluções para “suspender o céu que insiste desabar sobre nós”.

“2013 transformou minha relação com o Brasil. O golpe se inicia ali e isso pediu que eu pensasse num lugar de militância para além do feminismo. Isso incidiu diretamente no que eu criava e reverbera até hoje em quem sou, já que meu corpo político e meu corpo artístico são uma coisa só. E é justamente por isso que 2013 sintetiza poeticamente todos esses acontecimentos e sentimentos”, afirma a artista.

O clipe busca inspiração na figura iconográfica dos papangus, figuras que representam a alegria das festas do Nordeste, como carnavais, reisados e até funerais. E é com essa fantasia, e com o coração repleto de vida, que Soledad vaga por um território de esquecimento, representando aqui na Bacia do Mercado, em Santos, o maior porto da América Latina.

Entre os visíveis e os invisíveis, os espectadores seguem com Soledad em busca de encantamento. Em “2013”, insistir, resistir e dançar se transformam em uma verdadeira experiência visual e sonora. “A beleza também é importante para uma existência revolucionária. Ela mantém a esperança pulsante, é o que nos mantém respirando”, destaca a cantora.

O clipe também é inspirado no movimento feminista zapatista. A narrativa dessa “papangu feminista zapatista pós-apocalíptica” foi criada a partir da ideia de encantamento desenvolvida pelos escritores Luiz Rufino e Ailton krenak. Nessa época, Soledad estava em Santos, desenvolvendo um projeto na residência artística “Artes e Comunidades” do Instituto Procomum. “A pandemia alterou o desenvolvimento do projeto, o que me fez pensar que poéticas transformam o corpo num território expandido. Por isso, joguei meu corpo ao mar na bacia do mercado”, conta a artista, ao falar do processo criativo.

Soledad

Soledad, cearense radicada atualmente em São Paulo/SP, tem dois discos lançados. O último, “Revoada”, produzido por Fernando Catatau, reuniu composições de Alessandra Leão e Junio Barreto. Dividiu palcos com Josyara, Elke Maravilha e Céu. Passou por festivais como Coquetel Molotov, Maloca Dragão e SIM SP; pelos palcos do Sesc SP e no programa  “Cultural Livre” da Tv Cultura. Foi bolsista do Laboratório de Formação em Música Porto Iracema das Artes em Fortaleza, tendo Gui Amabis como produtor. Teve dois singles produzidos por Daniel Ganjaman através do Porto Dragão, também em Fortaleza. Atualmente, é artista residente e bolsista do Laboratório de Artes e Comunidades do Instituto Procomum e integra também o quarteto de cantoras do Bloco Pagu. Recentemente, participou do projeto “21 Ações para Mulheres e Plantas”, dirigido e articulado pela bailarina Marina Guzzo.

Ficha Técnica:

Música

2013 – Jonas Sá, Negro Leo e Santiago Botero Rodriguez

Intérprete – Soledad

Baixo – Allen Alencar

Guitarras – Davi Serrano e Allen Alencar

Piano e sintetizador – Felipe Faraco

Bateria – Xavier

Arranjo – Fernando Catatau

Vídeoclipe

Papangu: Soledad

Mulheres: Arac Anita, Bete Nagô, Marina Pereira, Natália Brescancini, Silmara.

Direção artística e articulação: Soledad

Direção geral: Julia Moraes

Direção de Fotografia: Adriana Latorre

Câmera 1: Arac Anita

Captação de som: Dan Calunga

Montagem: Patrícia Araújo

Color grading: Samanta Amaral

Projeto gráfico: Samuel Tomé

Roteiro: Soledad

Figurino: Soledad

Produção Executiva: Fernando Góis

Making off: Maurice Pirotte

Produção geral e selo: Índigo Azul

Distribuição: Tratore

Serviço:

Lançamento do clipe de 2013 – Jonas Sá, Negro Leo e Santiago Botero Rodriguez

Intérprete Soledad

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9LNCNQv9Zls e nas principais plataformas de streaming e

Saiba mais: @_indigoazul e @soldedadoceara

Suyane Costa