Trabalhadores em home office devem adotar cuidados para evitar dores e lesões, recomenda SBOT-CE
Ortopedista dá dicas de como adaptar o espaço de casa para o trabalho remoto e orienta que os trabalhadores façam alongamentos ao longo do dia
As determinações sobre isolamento social levaram muitos trabalhadores para o home office, um regime de trabalho adotado em algumas empresas em que os profissionais exercem as atividades laborais em casa. Algumas pessoas possuem espaço dedicado a escritório em suas residências, enquanto outras improvisam na mesa de jantar, por exemplo.
A ausência de cadeira adequada, o mal posicionamento do computador e a rotina de ficar sentado por horas são algumas situações muito comuns no home office que podem gerar dores e, se não forem modificadas, podem provocar lesões mais complicadas.
“Mesmo que o trabalhador não possua um espaço físico exclusivo para o trabalho, é possível adequar o mobiliário que ele tem em casa para realizar as atividades do home office. A cadeira da sala de jantar pode receber uma almofada para apoiar a lombar e o computador pode ficar apoiado em um suporte que eleve a tela até a altura dos olhos, para não sobrecarregar a região cervical”, orienta o Dr. Emílio Lima Verde, ortopedista e traumatologista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) e especialista em coluna.
Outra preocupação da SBOT-CE em relação ao home office é o uso intenso do celular, que frequentemente é o elo dos trabalhadores com seus clientes, chefias e colegas de trabalho. Segundo a entidade, o uso desses dispositivos tem impacto negativo sobre a postura, contribuindo para constantes dores no pescoço, costas, ombros e braços.
“Em posição normal, ereta, nossa cabeça pesa cerca de 5 quilos, mas quando nos curvamos para ler textos, ver vídeos e responder mensagens no celular, a sobrecarga sobre o corpo chega a 15 quilos. Além disso, ainda há os movimentos repetitivos de digitação, que podem ocasionar dores nas mãos”, explica o Dr. Emílio.
Para evitar dores e lesões causadas pelo novo ritmo de trabalho em home office, ele recomenda que sejam realizadas pausas a cada 30 minutos e alongamentos antes e depois de começar a trabalhar. O ortopedista e traumatologista orienta ainda que os trabalhadores evitem usar celulares e tablets por longos períodos.
Dicas para adaptação ao home office
- a cadeira e a mesa devem ser posicionadas para que os cotovelos fiquem sobre a mesa, de forma que os braços possam formar um ângulo de 90º; para tanto, pode ser usada uma almofada sobre a cadeira na hora de sentar.
- use uma almofada também para apoiar a lombar e melhorar a postura durante o tempo em que estiver trabalhando.
- posicione o computador na altura dos olhos; podem ser usados livros ou uma caixa para elevar a tela; caso use laptop, instale um teclado avulso sobre a mesa.
- faça pausas a cada 30 minutos, levante-se e alongue-se para reduzir a carga sobre as costas e os ombros.
- alongue-se também antes de iniciar o home office, no meio da jornada de trabalho e à noite.
- busque um ambiente calmo e reservado para as atividades.