Unifametro realiza teleorientação a crianças de toda Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
O curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro (Unifametro) realiza, durante o período de isolamento social, o projeto Vigilância do Desenvolvimento Infantil em Tempos de Covid-19. O programa é uma parceria do centro universitário com a Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais (COEPP) da Secretaria Municipal de Fortaleza.
O projeto visa orientar pais e responsáveis no desenvolvimento da primeira infância de crianças de 0 a 1 ano. Antes da pandemia, o acompanhamento era feito presencialmente nos postos de saúde mas, com a Covid-19, foi preciso reinventar esse atendimento. Por isso, a COEPP convidou a Unifametro a realizar teleorientações, feitas pelo telefone, para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos.
O atendimento acontece de segunda à sexta-feira e o projeto atende toda Fortaleza. Com início no dia 05 de maio, até o momento, mais de 500 famílias com crianças abaixo de 1 ano de vida já receberam o atendimento, que é feito por 158 alunos do último ano de graduação em Enfermagem. “O aluno checa os marcos do desenvolvimento: se a criança já está sentando sem apoio, brinca de esconde-achou etc. A partir disso, ele orienta como o familiar deve estimular a criança para que as habilidades sejam desenvolvidas de acordo com cada faixa etária”, explica a professora de Enfermagem da Unifametro, Arisa Almeida.Para Arisa, além de ser um exercício profissional para os alunos, o projeto chama atenção para um tema importante, que é o desenvolvimento infantil na primeira infância. “O acompanhamento nessa faixa etária é parte fundamental do desenvolvimento humano, pois é de 0 a 3 anos de idade que a criança estabelece a arquitetura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida”, ressalta a professora.