Bienal Internacional de Teatro do Ceará transmite espetáculos on-line no Dia Nacional da Cultura

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE segue até o dia 14 de novembro com a mostra internacional de espetáculos on-line. No Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, quinta-feira, o evento transmite dois espetáculos on-line e gratuitos e a transmissão será através do canal do Youtube e Facebook BITCE.

A peça Enderas Masugui – A viagem de Luisa, da companhia argentina “A alma em um fio”, será às 17 horas. Com marionetes de fio, a peça agrada crianças e adultos e fala sobre o passeio de Luisa a caminho do mar, com seu celular que a engana no meio da selva e aí começa a sua descoberta.

Após este espetáculo, às 19 horas, é a vez do público conferir a transmissão ao vivo de A Sanfonástica Mulher Lona (Bahia/São Paulo) que mostra uma intervenção sonora em performance cênica circense, de Lívia Mattos. A intervenção é um miniconcerto em si, com a artista Lívia Mattos vestindo o universo do picadeiro e sua icônica sanfona.

É assim que encaramos a necessidade de adequar nossa produção, nossos espetáculos, ao modelo remoto, ao formato on-line.

O desafio da BITCE e de outros festivais foi a adaptação para os novos formatos digitais das montagens. Para a coordenadora da bienal, Rejane Reinaldo, o novo modelo pode ser visto também como uma opção transformadora. “De forma on-line conseguimos estar em mais lugares. O público pode ver os grupos daqui e de outros países, estamos fazendo os espetáculos circularem”, destaca.

O público pode conferir também os seminários da etapa de formação, de setembro de 2020, disponíveis no canal do Youtube e Facebook do evento.

Edição on-line segue até 14 de novembro

O Ceará também está inserido na programação on-line. Na sexta-feira, dia 06, às 17 horas, em cena a atriz Daniella de Lavôr com a peça Florbela, do grupo Elas de Teatro (Ceará). No roteiro, a atriz revive vida e histórias baseados nos textos transcritos das cartas e do diário de Florbela Espanca.

A Bienal volta ao ar somente no domingo, dia 08, às 17 horas, com Iracema (Ceará), um espetáculo de dança voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar. Logo em seguida, às 19h, o espetáculo EPA! Estudos para Quase Nada (Rio de Janeiro) que apresenta um estudo das máscaras balinesas inseridas no universo urbano.

Começo da semana bem cearense. Na segunda-feira, dia 09, às 17 horas, a BITCE traz para o público Notas de Uma Terra Devastada, que mostra um cenário lamentável e de destruição do meio ambiente, e a partir das 19 horas, o espetáculo Marias de Mandacaru que através da Dança Étnica Contemporânea  (Tribal Fusion) referência a força da mulher do sertão transitando  no passado, presente e futuro.

Chegando dia 10/11, terça-feira, às 17 horas, tem na grade de programação Jão, Uma História na Terra e no Mar, do grupo Bricoleiros de Teatro de Boneco. Na sequência das apresentações, a partir das 19 horas, o Manifesto Seresteiro, uma conversa cantada, uma cantacão de histórias da companhia de Belém do Pará.

E na quinta-feira, dia 12, às 17 horas, segue com o espetáculo Pas de Temps, da Companhia de Teatro Epidemia de Boneco.  Logo após, às 19 horas, o público poderá assistir o drama #POLIFAZE_EDITH7X7, uma produção da Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Na sexta-feira, dia 13, às 17 horas, será transmitido o espetáculo DESCALÇA (CHILE), canção que mostra a jornada em que pessoas deixam para trás uma história para ter um novo recomeço. Um novo caminho. Em seguida, às 19 horas, vem o Grupo Ninho de Teatro com POEIRA (Ceará), que no roteiro vem com várias interrogações: do que somos feitos???

E o sábado (14) é o dia do encerramento da BITCE. Às 17 horas, pelo estado de Rio de Janeiro, o espetáculo Quatro Momentos do Sol, uma produção de Lea Schmitt. E pela companhia de São Paulo, às 19 horas, a AFINAÇÃO I, peça baseada nos textos de Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.

Ao todo, de dezembro de 2019 até 14 de novembro de 2020, as atividades da BITCE reunirão 300 pensadores criadores e técnicos, nas 40 apresentações artísticas, de oito (8) países, Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile, Itália e Brasil; e de nove (9) estados brasileiros, Acre, Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da CEGÁS, da Caixa Econômica Federal, da Cagece e da Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda – Farmace.

SERVIÇO
Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE, “Mostra Teatro, Mito e História” 
– De04 a 14 de novembro de 2020. Acesso on-line gratuito através do Facebook (@bienaldeteatrodoceara) e do Canal do Youtube da BITCE:

(https://www.youtube.com/channel/UCdNP2NX28vqGkf1BmBrDQjA)
Informações e inscrições: bienaldeteatrodoceara@gmail.com ou (85) 9.8758-1374.

Programação: Instagram @bienaldeteatrodoceara e no site www.bitce.art

Quem desejar receber certificados de participação deverá fazer a inscrição gratuita pelo e-mail: bienaldeteatrodoceara@gmail.com

Conferir na programação do site da Bienal a classificação etária dos espetáculos.