Cinco empresas cearenses são selecionadas pela Endeavor para a segunda edição do programa de aceleração Scale-Up em 2021

O programa Scale-Up Endeavor selecionou 74 empresas com perfil de scale-ups de 15 estados e do Distrito Federal, que se destacaram nos últimos anos, para impulsionar seu potencial de crescimento na segunda turma de aceleradas em 2021, em uma jornada que tem duração de cinco meses. A Região Nordeste teve participação destacada, com 16 scale-ups de oito estados. Com crescimento médio de 250% em 2020, essas empresas faturaram R$ 150 milhões e empregaram 1.088 pessoas. Cinco das 16 selecionadas da região são cearenses: Grupo Santa Lúcia e Onvit (categoria Alimentos e Bebidas), InHouse Market, FixPay (categoria Fintech) e Despacho Rápido (categoria Smart City).

“Essa é a turma da décima edição do Scale-up Endeavor no Nordeste. Ela reforça nosso compromisso em apoiar empresas de vários estados da região e inaugura nosso compromisso de aproximação também com os ecossistemas nortistas,  com nossa primeira acelerada da região Norte, vinda do Pará”, comenta Marina Lima, líder da Endeavor no Nordeste.

Todas as 74 empresas selecionadas no país para o Scale-Up Endeavor somaram mais de R$ 550 milhões em faturamento no ano passado e cresceram em média 130%. Cerca de 30% delas são fundadas por mulheres ou possuem representatividade feminina no quadro societário, sendo que, atualmente, a média do mercado para mulheres fundadoras de scale-ups no Brasil é de 9,8%, de acordo com o relatório ‘Female Founders Report’, realizado pelo Distrito, em parceria com a Endeavor e a B2Mamy.

Durante o programa, que conta com patrocínio gold da EY, a Endeavor oportuniza a conexão com lideranças das empresas referência em alto crescimento no país e fomenta a geração de mais e melhores negócios com corporações parceiras.  “Ajudamos as scale-ups, já com um modelo de negócios comprovado pelo mercado e em fase de escalada a seguir uma jornada de alto crescimento. No programa criamos a oportunidade dos empreendedores e empreendedoras se conectarem com seus pares, não somente da sua região, mas também de empresas em estágio e modelo de negócio semelhantes de todo o Brasil. Assim, ampliamos as possibilidades de impacto em Rede”, explica Vinicius Bergamini, Gerente de Aceleração de Negócios da Endeavor.

Nesta edição, o segmento de B2B Enterprise soma 23 das scale-ups, seguido por Retail & Consumer Tech, com 15, e Healthcare, com 13. Também foram selecionadas nove empresas Smart City, que resolvem grandes problemas das cidades brasileiras, e seis negócios do ramo de Alimentos e Bebidas, além de representantes dos setores de Educação, Agricultura, Fintechs, Proptechs e Government Software & Services.