Daniel Balaban, representante brasileiro do Programa Mundial de Alimentos da ONU, participa de live promovida pelo Inec

Daniel Balaban, representante brasileiro do Programa Mundial de Alimentos da ONU, participa de live promovida pelo Inec

O economista, chefe do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil que venceu o Prêmio Nobel da Paz deste ano, e diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban participa nesta quinta-feira (05), às 19h, de live realizada pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), responsável pela articulação da Campanha Natal Sem Fome em toda a região Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

O representante da ONU falará sobre a questão da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e os dados alarmantes da fome no País que, recentemente, acendeu o alerta sobre a volta do Brasil ao Mapa da Fome. Além disso, Daniel comentará sobre o trabalho do PMA, maior agência humanitária da ONU, reconhecida internacionalmente por combater a fome no mundo. A organização atua em situações de emergência e em países afetados por conflitos, onde há mais risco de desnutrição.

O economista defende a importância da agricultura familiar como aliada no combate à fome e destaca o papel do Brasil como um dos maiores produtores e doadores de alimentos. A transmissão será feita pelo Canal do Inec no Youtube (https://www.youtube.com/user/CanalINEC) e contará com a mediação de Malvinier Macedo, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional  (Consea) no Ceará.

A transmissão é parte da Campanha que, além da arrecadação de alimentos não-perecíveis, tem como objetivo conscientizar a população para o problema da insegurança alimentar no Brasil. No dia 24 de novembro, o Inec promoverá outra live sobre o assunto, com a participação de Daniel Souza, filho do sociólogo Betinho, idealizador do Natal Sem Fome, que falará ainda sobre a atuação da Rede Ação da Cidadania.

Sobre o Programa Mundial de Alimentos

O Programa Mundial de Alimentos é a principal organização que trabalha pela erradicação da fome no mundo, e fornece, em média, a cada ano, alimentos a 90 milhões de pessoas em mais de 80 países, incluindo 58 milhões de crianças. Somente no ano passado, auxiliou 97 milhões de pessoas, o maior número desde 2012. Com a pandemia, o objetivo da agência é alcançar 138 milhões de pessoas em 2020.

Venceu o Prémio Nobel da Paz em 2020, “pela sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz nos esforços para prevenir a utilização da fome como arma de guerra e conflito”.

Campanha Natal sem Fome

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) articula o Natal Sem Fome em toda a região Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. A meta da instituição para este ano é arrecadar 120 toneladas em toda a área de atuação. Para o Ceará, a meta é de 36,7 toneladas. Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou com a arrecadação e doação em grupos. Empresas também podem doar. Os interessados devem acessar www.inec.org.br/natalsemfome ou www.natalsemfome.org.br e contribuir com qualquer valor, que será revertido para compra de cestas básicas. Doações de gêneros alimentícios não perecíveis podem ser entregues até o dia 18 de dezembro, na Sede do Inec, localizada na Av. Dr. Silas Munguba, 3500, bairro Itaperi.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.

Serviço
Live sobre Segurança Alimentar e Nutricional com Daniel Balaban, representante brasileiro do Programa Mundial de Alimentos da ONU

Data: 05 de novembro de 2020 (quinta-feira)
Local:  (https://www.youtube.com/user/CanalINEC)
Horário: 19 horas
Informações: www.inec.org.br / (85) 3209.9237 e 99191.0233 (Comunicação do Inec)

Suyane Costa