Itens sustentáveis na construção: longevidade para o meio ambiente, economia para o bolso

Em consonância com o comportamento do consumidor, marcas apostam em opções ecológicas para o dia a dia

“Sustentabilidade” tem, aos poucos, deixado de ser apenas um termo da moda, e passado a, de fato, fazer parte das escolhas individuais, seja na alimentação, saúde ou hábitos de consumo. Cientes deste novo comportamento dos consumidores, muitas marcas têm apostado em itens ecológicos, que representam economia para o bolso e, principalmente, cuidado com o meio ambiente, fazendo jus ao conceito de desenvolvimento sustentável, definido pela ONU como: “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. 

Nas lojas da Acal Home Center, há uma série de produtos desenvolvidos com essa proposta de maior cuidado com o meio ambiente, de marcas Deca, Santa Luzia, Celite, Jed, Perflex, Imperatriz, Onduline, Ecoforce, Taschiba, Gaya, Osram, Stella, Coral, Fortex, Hidracor, Vedacit e Nutriplan. 

Entre as opções para uso no dia a dia, estão: conjuntos de bacia e caixa com sistema de acionamento que permite utilização racional de água, que trazem economia de até 60% no volume de água utilizada; torneiras com acionamento automático por sensor, com baixo consumo de energia e economia de até 85% da água; torneiras com arejador, que permitem redução do fluxo mantendo a sensação de volume; telhas ecológicas que utilização de mais de 50% de material reciclado no processo de fabricação; arandelas, balizadores e refletores solares com sensor, que permitem maior capacidade de geração de energia, armazenamento de carga e iluminação, garantindo mais autonomia e luminosidade; rodapés feitos totalmente de produtos recicláveis; e esmalte à base de água, menos agressivo ao meio ambiente, pois gera menos emissão de compostos e vapores que são prejudiciais e não utiliza solvente.

“Muitos dos nossos fornecedores já desenvolvem linhas ecológicas, muito conscientes da necessidade urgente de oferecer soluções para o presente, lembrando das gerações futuras. E nossos clientes aderem rapidamente a estas soluções, de forma também consciente, pensando na economia e preservação destes recursos que nos são tão caros, como água e energia”, diz Cabral Neto, diretor comercial da Acal.  

Semana do Meio Ambiente

A atenção ao meio ambiente precisa ser diária, mas uma semana do ano é dedicada à reflexão do tema. A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil, este período de conscientização foi criado pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil.